quarta-feira, 15 de outubro de 2008

OS GASES



A classe 2 dos produtos perigosos, abrange gases comprimidos, liquefeitos, liquefeitos refrigerados ou em solução, as misturas de gases ou de um ou mais gases com um ou mais vapores de substancias de outras classes, artigos carregados com um gás hexafluoreto de telúrio ou aerossóis. A mesma está dividida em três subclasses:

Gases inflamáveis: são gases que a 20°C e à pressão normal são inflamáveis quando em mistura de 13% ou menos, em volume, com o ar ou que apresentem faixa de inflamabilidade com o ar de, no mínimo 12%, independente do limite inferior de inflamabilidade.








Gases não-inflamáveis, não tóxicos: são gases asfixiantes, oxidantes ou que não se enquadrem em outra subclasse.




Gases tóxicos: são gases, reconhecidamente ou supostamente, tóxicos e corrosivos que constituam risco à saúde das pessoas.





A CETESB nos dá a definição para gases:


Gás é um dos estados da matéria. Nesse estado a substância move-se livremente, ou seja, independente do perigo apresentado pelo produto, seu estado físico representa por si só uma grande preocupação, uma vez que expandem-se indefinidamente. Assim, em caso de vazamento, os gases tendem a ocupar todo o ambiente mesmo quando possuem densidades diferentes à do ar.Além do perigo inerente ao estado físico, os gases podem apresentar perigos adicionais, como por exemplo a inflamabilidade, toxicidade, poder de oxidação e corrosividade, entre outros.Alguns gases, como por exemplo o cloro, apresentam odor e cor característicos, enquanto que outros, como o monóxido de carbono, não apresentam odor ou coloração, o que dificulta sua identificação na atmosfera, bem como as ações de controle quando de um eventual vazamento.
Alguns gases considerados biologicamente inertes, ou seja, que não são metabolizados pelo organismo humano, sob certas condições podem representar riscos ao homem. Todos os gases exceto o oxigênio, são asfixiantes. Grandes vazamentos mesmo de gases inertes, reduzem o teor de oxigênio dos ambientes fechados, causando danos que podem culminar na morte das pessoas expostas.
Especial atenção deve ser dada quando o gás envolvido for inflamável, principalmente se este estiver confinado. Medições constantes dos índices de inflamabilidade (ou explosividade) no ambiente, através da utilização de equipamentos intrinsecamente seguros e a eliminação das possíveis fontes de ignição, constituem ações prioritárias a serem adotadas.
A identificação de cilindros é obrigatória conforme o regulamento de transporte de produtos perigosos e o código de defesa do consumidor sendo obrigatório que o cilindro contenha informações sobre o produto. Deve-se tomar muito cuidado nas identificações dos cilindros, pois a identificação de cilindros nas cores pode variar entre os países do MERCOSUL e de outras partes do mundo.














(1) Especificação do Cilindro: DOT 3AA 2265
DOT: Department of Transportation; 3AA: Tipo do material do cilindro; 2265: pressão de trabalho em psi;
(2) Número de série do cilindro;
(3) Símbolo de registro do proprietário;
(4) Data de fabricação (também denominado primeira data de teste hidrostático);
(5) Identificação do Proprietário;
(6) Data de validade do teste hidrostático Nota: esta data significa que o cilindro não pode ser ENCHIDO após esta data. A utilização está liberada.
(7) Etiquetas de identificação do cilindro;
(8) Marca de identificação da empresa que inspecionou o cilindro.







Nenhum comentário: